Brasília-Canavieiras

Dois meses atrás, estive em Canavieiras, para um encontro de pescadoras; antes de chegar, juntei umas impressões pelo caminho.

Brasília-Salvador-Ilhéus

Eu gosto de, ao pousar, ver as dunas parcialmente cobertas de verde, ao lado da pista. Desgosto de ouvir o aeroporto Dois de Julho ser anunciado como Luis Eduardo Magalhães. Em Ilhéus, parece que vamos pousar no rio, transbordante – lindo mangue. Uma efígie de cacau, patrocinada pelo Rotary, Welcome!, nos recebe no aeroporto Jorge Amado… Dispensável dizer que é um cacau empertigado, mas extemporâneo.

Ilhéus-Una

Casas de ripa, ao lado desses rios tão férteis, de sustento e de histórias; tempo nublado, maré alta, praias azul chumbo desbotado. E então estamos em Una. A Una da placa “Costa do Cacau” e do “Boa viagem” trilíngue, de Comandatuba, a minha Una Tupinambá. O município é arrastado, comprido; chegamos ao centro já quase no escuro…. Deixamos os postes e as gentes para trás, e então nosso farol ilumina duas mulheres, no acostamento, carregando latas na cabeça; as duas vêm em nossa direção, saídas da noite, saídas do fundo escuro do invisível de Una. Daquilo que está além dos (ainda que a eles submetido) empreendimentos turísticos. A lua cheia, encoberta. De novo nosso farol, um rapaz vem de bicicleta.

Una-Canavieiras

A lua parece de outro tempo. Mais tarde, terei lançado o primeiro olhar às construções fantasmáticas diante do cais de Canavieiras (restando três, duas ou uma parede apenas). Amanhã, conhecerei pescadoras como Pedrina ou Maria Lúcia. E, dias depois, penetrarei no mangue, deslizando sob a luz filtrada na promiscuidade de raízes; silenciosa (silenciosos eu, meus companheiros de viagem e o motor do barco, desligado); apanhada pela chuva fina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: